quinta-feira, 17 de março de 2011

Diretor de "Tropa de Elite" rechaça adaptação para games


Criador do filme de maior faturamento da história do cinema brasileiro, Padilha disse que já recebeu propostas internacionais de adaptação de seu filme para os games.
[ i ]Padilha recebeu o prêmio de melhor filme em Berlim, no ano de 2008, por Tropa de Elite.

O diretor do filme Tropa de Elite, José Padilha, disse que já recebeu propostas nacionais e internacionais para transformar o sucesso brasileiro em um game. Segundo o diretor, o apelo à violência é o principal motivo do interesse, mas ele não pretende aceitar nenhuma.


A declaração de Padilha foi dada durante uma palestra no Rio Content Market, nesta quinta-feira (17). No evento, especialistas em produção de conteúdo para televisão e mídias digitais, discutem as novas tendências do mercado no Brasil e no mundo.


Idealizador do aclamado projeto Tropa de Elite, com dois filmes realizados, Padilha criticou o sistema atual de distribuição de filmes no Brasil. "90 a 95% dos lucros de uma produção são destinados à distribuidora, por contrato. O restante fica com o produtor. As distribuidoras de filme brasileiras têm que ser simples servidoras de serviço, já que elas não financiam o filme”, afirmou Padilha.


 A crítica de Padilha ao voraz mercado nacional surge num momento em que a economia brasileira proporcionou o aumento de consumidores de conteúdo audiovisual. A migração de 37 milhões de pessoas para a classe média, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), criou um novo consumidor. No entanto, políticas públicas de incentivo à produção não parecem ser prioridade do governo. Essa é uma crítica antiga de produtores e realizadores que precisam enfrentar uma verdadeira procissão para financiar o próprio projeto.


O evento Rio Content Market está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 18 de março e é realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão. Segundo dados do StrategicAnalytics de 2010, estima-se hoje que o mercado de produtos audiovisuais movimente US$ 448 bilhões em todo o mundo, e a projeção é de que, até 2013, esse valor chegue a US$ 550 bilhões.


D24AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário